Carta De Candidatura


Caros Colegas:

Vivemos num mundo perigoso.

Todos sabemos os perigos que nos espreitam. Aumento de população, recursos naturais escassos, sistemas exauridos, guerras, fome e doença, mudança climática, poluição e extremismo ideológico, não são probabilidades, são factos.

Vivemos num mundo diferente.

Quando a ESB foi fundada, há mais de quarto de século, um curso universitário era um privilégio, não uma necessidade. Uma auto-estrada era um desejo, não uma rotina. O escudo era uma divisa, não uma nota nos livros de história. A Europa era uma ideia, não uma realidade. A globalização ainda não era.  

Agora, estamos ligados ao mundo inteiro. Portugal é parte da maior economia mundial. Somos cidadãos globais. Abrimos os nossos horizontes ao mundo, vivemos o que os nossos pais não podiam imaginar, como nós não podemos imaginar a realidade dos nossos filhos quando chegarem à nossa idade.

Vivemos um tempo de esperança.

Tudo muda, como diz o povo. Quando a ESB foi fundada, alguns de nós ainda não tinham nascido, outros entravam já na universidade. Alguns ainda se lembram dos cartões perfurados do primeiro computador da ESB. Alguns ainda se lembram do muro de Berlim a cair. O terceiro mundo é hoje o motor do crescimento económico global. Doenças deixaram de ser sentenças de morte para se tornarem objectivos a conquistar. Combatemos a crise energética no topo das montanhas e com a luz solar. Há Portugueses de sucesso no mundo inteiro. Há empresas nossas a competir no mercado global.  

Terminamos o curso. Constituímos famílias, fomos ver outros países, emigramos e retornamos. Seguimos a carreira académica, investigamos as tecnologias do amanhã, abrimos as portas da imaginação. Fundamos empresas, gerimos negócios, temos responsabilidades com esforço diário. Inventamos conceitos, desenvolvemos produtos, abrimos mercados, criamos empregos. Estudamos, planeamos, executamos, desenrascamos.

E onde é que entra a Associação dos Antigos Alunos nisto tudo?

É simples. Juntos somos melhores. Partindo deste passado comum, dos anos que vivemos na casa cor-de-rosa, das amizades e camaradagem da juventude, podemos contribuir para um País mais próspero, para uma cidadania saudável, para um mundo melhor. 

Somos diferentes. Somos autónomos. Somos independentes.

Somos Portugueses, cidadãos globais. Somos da Católica. Somos de Biotecnologia.