Quem Somos - Mesa da AG

João Vilaça - Presidente
Licenciado em Microbiologia (1996) e MBA pela Escola de Gestão do Porto (2003) da Universidade do Porto. É actualmente Director de Operação da Águas do Douro e Paiva, empresa onde desempenhou várias funções ligadas à área operacional do tratamento e distribuição de água. As experiências anteriores de trabalho estiveram maioritariamente ligadas ao sector da água, quer na prestação de serviços, quer na realização de trabalhos de investigação e de formação profissional. É membro da Comissão Sectorial para a Água CS04 do IPQ e da Comissão Técnica CT90 GT9 de normalização nacional de produtos para o tratamento de água. Foi sócio fundador da empresa de sistemas e consultoria ambientais SIA, Lda. Ao longo da sua vida tem participado como voluntário em várias estruturas associativas, especialmente nas áreas de animação de crianças e jovens, sendo actualmente vice-presidente do Conselho Fiscal do Mocamfe - Movimento de Campos de Férias.

Bento Amaral - Vice-presidente
Licenciado em Engenharia Alimentar (1995). Desde 1999 é o Chefe de Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, sendo por isso, o responsável pela Câmara de Provadores que atribuem estas duas prestigiosas Denominações de Origem Portuguesas. Provar vinhos é a sua realização profissional e diz, em jeito de brincadeira, que o faria de graça.
Mantém uma ligação à Escola Superior de Biotecnologia onde tem leccionado cursos ligados à prova de vinhos. Desde 1999 é responsável, como professor convidado, da “nossa escola”, da disciplina de avaliação sensorial nas pós-graduações de Marketing de Vinhos e posteriormente Enologia.
Vive em Matosinhos. A sua paixão pelo mar é grande. Depois de um acidente na praia em 1994 que o deixou tetraplégico, foi no mar que realizou alguns dos seus sonhos. Entre outros resultados, foi campeão do mundo de vela adaptada em 2005 e ficou em 9º lugar nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008. A sua actividade desportiva proporcionou-lhe a oportunidade de conhecer países e pessoas com culturas muito diferentes. São essas as memórias que guarda com mais carinho desse período em que praticou desporto de alta competição.
É com regularidade convidado para fazer conferências sobre a integração de deficientes na sociedade, desporto adaptado e vivência pessoal e espiritual.
Entre outras distinções, em 2009, foi condecorado pelo Presidente da República como Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
É casado com Maria do Carmo Themudo Amaral que trabalha na Universidade Católica no Porto. É feliz.

Luísa Fareleiro - 1º Secretário

Licenciada em Engenharia do Ambiente (2004). Desde 2008 responsável pela gestão de grandes clientes no Norte e Centro de Portugal para a Gas Natural Fenosa. Anteriormente foi técnica de Engenharia do Ambiente na Câmara Municipal de Matosinhos. Possui pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho, e participou em diversos projectos de investigação, acções de formação e seminários ligadas ao ambiente, voluntariado social e educação. 
Gosto pelo desporto, música, viagens e compromissos sociais - voluntariado no IPO, curso de 1ºs socorros e tripulante de ambulância. Continua a participar em acções esporádicas de voluntariado.

Nuno Justiniano - 2º Secretário
Natural do Porto, tem dedicado a sua vida profissional a um dos mais relevantes sectores da economia nacional – Sector Vitivinícola.
Em 1995, ingressou no curso de Engenharia Alimentar, direccionando os seus trabalhos de licenciatura para a área da Enologia. Esta opção permitiu-lhe conquistar a confiança das empresas onde iniciou o seu percurso profissional, designadamente Symington Vinhos, Quinta do Noval e Quinta do Portal.
A aposta na permanentemente actualização e requalificação profissional, levou-o a desenvolver um trabalho extenso na área da Inovação neste sector, o qual lhe permitiu alcançar, em 2008, o grau de Mestre, pela Universidade Católica Portuguesa.
Actualmente, desenvolve a sua actividade com total empenho e dedicação na empresa ACAL, na área do equipamento para tratamento e engarrafamento de vinhos, colaborando também como consultor independente em diversos projectos de investimento e formação profissional com a empresa Estrategor - Consultores de Gestão.
Com um percurso extenso e ainda activo na área musical, destacam-se as participações nos grupos académicos da Universidade Católica nos âmbitos das danças e coral, enquanto estudante.
Pugnando a sua vida sob valores humanos de referência e comprometido com a sua missão pessoal de incrementar valor em todos os projectos que abraça, considera a partilha, a solidariedade, a capacidade de escutar o outro e de se colocar no seu lugar, pilares fundamentais num percurso de vida de excelência.