Quem Somos - Direcção

Diogo Tovar
Licenciado em Engenharia Alimentar (1990), com especialidade em Enologia. Frequentou o último ano da Licenciatura de Enologia da University of California –Davis (1989-90). Actualmente é sócio e gestor da firma WS–Wine Solutions, Lda., que se dedica ao fornecimento produtos, serviços e consultoria para a indústria vitivinícola. Extensiva experiência como gestor e consultor ligado ao sector vitivinícula, incluindo funções na Casa Agrícola de Ambrães, Casa da Lage, Comissão Vitivinícula da Bairrada e como Chefe da Câmara de Provadores da Bairrada. Entre 1993 e 1999 exerceu ainda funções de docência na Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada.


No associativismo é membro da Associação Portuguesa de Enologia, Sociedade Portuguesa de Viticultura e Enologia e da Confraria dos Enófilos da Bairrada.

Isabel Braga da Cruz
Licenciada em Engenharia Alimentar (1994) e Doutorada em Biotecnologia (2006) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) em colaboração com a Nestlé (Suíça), é sócia fundadora da WeDoTech – Companhia de Ideias e Tecnologias Lda., e Gestora de Projectos na Knowledge Division do PortugalFoods – Polo de Competitividade Agro-Industrial. Tem ainda uma pós graduação em gestão desenvolvida em colaboração com a COTEC e a North Caroline State University (2004). Tem extensa experiência técnica e científica, nomeadamente em projectos de investigação com aplicação industrial, reologia, valorização de subprodutos da indústria alimentar, transferência de tecnologia e gestão do conhecimento, tendo colaborado como investigadora no IST, Universidade do Minho e na Nestlé (Nestlé Research Centre, Lausanne). Actualmente desenvolve investigação em parceria com a ESB e o tecido empresarial.


Casada, com dois filhos, foi membro da Tuna Feminina da UCP enquanto estudante, actualmente desenvolve actividades ligadas ao associativismo na educação, e tem como hobby a decoração de bolos (sem confecção)!

Mafalda Quintas

Licenciada em Engenharia Alimentar (1998) e Doutorada em Biotecnologia (2007) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), é actualmente investigadora de Pós-Doutoramento na ESB e na Universidade do Minho e é gestora de projectos Europeus. Exerce actividade de consultora independente para a Nestlé. Tem ainda uma pós graduação em gestão desenvolvida em colaboração com a COTEC e a North Caroline State University (2004). Exerceu anteriormente funções de docência na ESB-UCP, Instituto Piaget e no Instituto de Ciências da Saúde – UCP. 


Exerceu actividade associativa enquanto estudante na Associação de Estudantes da ESB e actualmente colabora com várias Associações Europeias, com vista à regulamentação das carreiras na Indústria Alimentar.

Casada com o João Baylina, juntos abraçam a tarefa de educar a sua filha, a qual garantem é a melhor criança do mundo. O seu maior desejo para a filha é que possa viver num futuro independente, qualificado e solidário.

Ricardo Lacerda
Licenciado em Engenharia Alimentar (1993). Sócio fundador e gestor da Nutripar desde 2010, desenvolve de raiz este projecto para fornecer à indústria agro-alimentar ingredientes inovadores e serviços de apoio ao desenvolvimento de novos produtos. Tem pós-graduações em Engenharia da Qualidade e Engenharia Industrial. Ao longo da sua carreira profissional, foi Director de Fábrica, exercendo ainda cargos de gestão na área comercial, qualidade, ambiente e novos projectos.

Mantém interesse activo na gestão de negócios, mercados financeiros, micro-crédito e desportos de equipa. É casado há 14 anos com a Eunice, também Engenheira Alimentar (1993) pela ESB e são ambos apaixonados por mergulho recreativo que praticam em conjunto por vários pontos do planeta, sempre que a oportunidade surge.

Sérgio Loureiro
Licenciado em Engenharia Alimentar (1994) e MBA pela University of Wisconsin - Madison, USA (2007). É actualmente consultor independente e colabora em diversos projectos ligados ao empreendedorismo e formação profissional. É residente nos Estados Unidos desde 2001, mas iniciou o processo de retorno a Portugal em 2010, porque acredita nas famosas palavras de Jack Kennedy: "Não perguntes o que é que o teu País pode fazer por ti, pergunta o que é que tu podes fazer pelo teu País." A sua missão pessoal é ajudar as pessoas a fazer negócios de forma mais eficiente. Trabalhou em empresas Fortune 500, como M&M's/Mars, Seagram Spirits and Wine (Sandeman), ainda em Portugal, e nos EUA, na Morgan Stanley e JP Morgan Chase. Fundou uma empresa de consultoria que trabalha em energia renovável.


Com um percurso diverso no associativismo,  foi muito activo no associativismo estudantil, é fundador da Tuna da UCP, e membro do conselho de administração da Envest Microfinance Cooperative, uma empresa que fornece financiamento a instituições de microfinança na América Latina. 


Casado com Heather Lawnicki, professora de espanhol no ensino secundário, tem dois filhos, Raphael, 13 anos (que quer ser o Cristiano Ronaldo da década de 20) e Gabriella, 7 anos (que quer ser a primeira mulher Presidente dos Estados Unidos, ou trabalhar numa loja de animais de estimação, o que vier primeiro).

Francisco Campos

Licenciado em Microbiologia (1996) e Doutorado em Biotecnologia (2009) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), é actualmente Professor Auxiliar Convidado da mesma instituição e investigador do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF). É Coordenador Executivo e docente da Pós-Graduação em Enologia da ESB-UCP desde 2007. Foi Director Executivo da Agência de Investigação e Desenvolvimento da ViniPortugal  (de 2005 a 2007) e Técnico Superior na Casa do Douro (de 1997 a 1999). 
Direccionou o seu percurso profissional para o ensino nas área analítica com uma forte ligação ao sector vinícola. Optou profissionalmente por se manter sempre ligado à ESB, onde mantém actividade como Investigador e Docente.


Foi vogal da Direcção da Associação de Estudantes da ESB-UCP (1995-1996) e membro da Tuna da Universidade Católica Portuguesa (1992-1996). É sócio da Associação de Antigos Alunos da ESB-UCP (nº 139) desde 1997. 

Artur Branco

Licenciado em Engenharia do Ambiente, (2007), trabalha actualmente no Departamento de Ambiente e Planeamento e Territorial da Câmara da Maia, onde desenvolve projectos que reflectem a sua visão holística do ambiente e a diversidade de áreas de interesse na sua vida particular. Planeia e coordena o projecto de despoluição das linhas de água - Corrente Rio Leça, o projecto de implementação de um sistema de partilha de bicicletas urbanas, o desenvolvimento do plano estratégico de gestão ecológica do Parque de Avioso, e várias acções de voluntariado de cariz sócio-ambiental. Trabalha igualmente na fiscalização ambiental de empresas do município, mapas de ruído municipais, e vários projectos intermunicipais, que lhe permitem conhecer o ambiente nos seus vários descritores. 


O seu percurso activo no associativismo, espelha a sua vontade de participação pública. Foi Vice-Presidente da Associação de Estudantes e seu representante na Federação Académica do Porto, colaborou vários anos na elaboração do Jornal Académico - Esbinho, foi membro fundador do Núcleo Ambiental de Biotecnologia na sua legalização formal e esteve na organização de eventos como as II Jornadas de Biotecnologia e dois Encontros Nacionais de Engenheiros do Ambiente. Participa actualmente na Quercus - Núcleo Regional do Porto. 


Gosta de arte, a literatura, o cinema e a música são pilares essenciais na sua vida, produz festas conceptuais e gosta de dar música aos amigos. Acredita que o mundo é aquilo que cada um faz dele.