segunda-feira, 27 de junho de 2011

Carta Aberta aos Colegas da Lista A

Caros colegas da Lista A:

Antes de mais, saudamos-vos com amizade. Chegados a esta altura no (R)enascimento da AAAESB, pensamos que é importante falar directamente convosco. Não sendo possível um debate frente-a-frente, escolhemos esta forma para passar algumas mensagens de forma inequívoca. 

Esta carta aberta tem três objectivos: 

1)      Congratular-vos pela marcada mudança de tom no vosso discurso; notamos um claro esforço para comunicar num tom mais conciliatório e positivo, que reflecte benefícios para todos;

2)      Clarificar o processo de reactivação da AAAESB: desde meados de 2010, um grupo alargado de pessoas trabalha para reactivar esta Associação. A partir do primeiro Encontro de Redes Profissionais, em Novembro do ano passado, os desejos e intenções passam a realidade, que culmina com esta campanha de inscrição de sócios e a eleição dos novos órgãos sociais.

Relembramos que a Alumni Network esteve presente nesse encontro, que o vosso cabeça de lista participou em reuniões subsequentes, e que a Alumni Network criou, inclusive, uma task force para trabalhar neste assunto. Notamos pois com estranheza a vossa afirmação, no Esclarecimento Público publicado a 22 de Junho, dizendo: “Apenas recebi, como antigo aluno, o mail como tu deves ter recebido e receberam 1100 colegas nossos.” Indica uma *surpresa* que não tem razão de ser.

3)      Apelar a que revertam a decisão anunciada de que, caso percam as eleições, terminarão todas as actividades que vêm desenvolvendo como ESBUCP Alumni Network; esta decisão é tanto mais estranha quanto vos obrigaria a mudar o vosso lema para “Poderás sempre contar connosco e com a nossa motivação, desde que ganhemos as eleições de 2 de Julho!”.

Esta vossa decisão marca bem o que nos diferencia. Acreditamos que existem necessidades e oportunidades suficientes para nos mantermos todos envolvidos. Quantos mais formos, com energia positiva e capacidade de realização, melhor para todos: para nós, como antigos alunos, profissionais e cidadãos; para a ESB e para a UCP, como instituições que necessitam de estar abertas à sociedade; e, porque não dizê-lo?, para Portugal, que tanto precisa de novas ideias e práticas.

Pela nossa parte, continuaremos a colaborar com a AAAESB, independentemente dos resultados de 2 de Julho.  

Pensamos que estes três pontos são um resumo suficiente para dar uma visão dos nossos propósitos. 

Escolhemos como lema da nossa lista “Juntos é mais fácil”, porque acreditamos que, contrário à matemática de base decimal que aprendemos nos bancos de escola, 1+1>2. 

A finalizar, consideramos que a Associação de Antigos Alunos já ganhou. Entre 1999 e o presente, a nossa Associação esteve sem actividade constante, porque como antigos alunos não lhe encontramos utilidade, nem agregamos a vontade necessária para a manter. 

Hoje, como prova a inscrição de sócios e esta eleição dos órgãos sociais, não há mais dúvidas: a AAAESB está viva, de boa saúde, e recomenda-se.

Um abraço de amizade dos colegas da Lista R

Sem comentários:

Enviar um comentário